O Iate Clube de Guaratuba tem na Vela um de seus maiores destaques nos esportes náuticos, e foi sede da primeira regata do Paraná no ano de 1953.
A Vela faz parte da estrutura do Iate Clube, localizada em uma área privilegiada, ideal para veleiros monotipos de até 20 pés. Todos os anos acontecem as regatas de verão e campeonatos que sempre chamam atenção pelo nível técnico. À frente do departamento de Vela está a Sra. Priscila Nascimento que pratica o esporte desde os 22 anos na classe oceânica. Priscila já conquistou como proeira da filha Paula Choinski Nascimento o vice-campeonato brasileiro da Classe Dingue - categoria feminino.
Desde 2012 está na diretoria de Vela do ICG, aonde vem desenvolvendo projetos e atividades, principalmente a Escola de Vela, que visa estimular o esporte entre os associados do clube e também fomentar a expansão da Vela no litoral paranaense como um todo. Segundo Priscila Nascimento: “Aprender a velejar com muita diversão, tem sido o lema da escolinha de vela de verão do Iate Clube. Sempre temos turmas lotadas de crianças, jovens e adultos, isso é gratificante e faz o trabalho valer a pena”, destacou Priscila Nascimento.